Aerosmith


 A banda foi formada em Boston, Massachusetts, em 1970. O guitarrista Joe Perry e baixista Tom Hamilton, originalmente integrantes de uma banda chamada Jam Band, se encontraram com o vocalista Steven Tyler, o baterista Joey Kramer e o guitarrista Ray Tabano e formaram o Aerosmith. Em 1971, Tabano foi substituído por Brad Whitford, e a banda começou a atrair seguidores em Boston.

Após alguns espectáculos ao vivo nos bares de Boston, que lhes proporcionaram fama imediata, os Aerosmith assinaram um contrato com a editora Columbia Records em 1972, gravaram o seu álbum de estreia Aerosmith em duas semanas e lançaram-no no mercado. Dele, se extraiu o single “Dream On”. Desde então, venderam mais de 100 milhões de discos em 23 álbuns e uma coleção de prémios (Grammys, American Music Awards, Billboard Awards, MTV Awards).


Em 1975, a edição de Toys in the Attic fez deles definitivamente estrelas do Rock n’ Roll internacional. O álbum, uma mistura bem sucedida de Heavy Metal, Hard Rock e toques de Punk, constituiu um êxito imediato, tendo-se extraído dois singles (“Sweet Emotion” e “Walk This Way”).

Em 1979, Joe Perry deixou a banda por problemas com drogas. Após um acidente de moto sofrido por Steven Tyler, Brad Whitford deixou a banda em 1980, foram substituidos por Jimmy Crespo e Rick Dufay e lançaram o seu álbum de Greatest Hits em 1980, um verdadeiro sucesso de vendas, no que foi seguido por um relativo fracasso, Rock in a Hard Place. Após esta fase conturbada, Perry e Whitford regressaram à banda, em 1984.

A partis desse período, firmaram a cada lançamento sua posição de representantes definitivos do Rock n’ Roll. Ao mesmo tempo, apareceram no bem sucedido cover dos Run D. M. C. de “Walk This Way”, combinando Rock n’ Roll e Rap, marcando o início do regresso dos Aerosmith aos grandes êxitos.

Seguiu-se o álbum Permanent Vacation (1987), que incluiu hits como “Dude (Looks Like a Lady)”, “Rag Doll” ou “Angel”. Contudo, o verdadeiro álbum de regresso aos tops de vendas foi Pump, do qual se extraíram três êxitos que chegaram ao Top 10 nos Estados Unidos: “Janie’s Got a Gun”, “What It Takes” e “Love in an Elevator”. Get a Grip (1993) foi igualmente um sucesso de vendas, tendo restabelecido definitivamente os Aerosmith como uma potência musical.

Contudo, o maior êxito dos Aerosmith nos anos 90 terá sido, sem dúvida, o tema romântico da trilha sonora do filme Armageddon, I Don’t Wanna Miss a Thing (escrito por Joe Perry e Diane Warren).