A-ha



Pal Waaktaar e Magne Furuholmen, formaram o a-ha no início dos anos 80, na Noruega. A origem do nome a-ha surgiu após Mags ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul.
Morten Harket se uniu a dupla e a banda partiu em busca de uma oportunidade em Londres. Em 1983 conseguiram um contrato e logo lançaram o single "Take on Me", que só se tornou um hit dois anos mais tarde. Com seu clipe passando muitas vezes na MTV, a música "The Sun Always Shines on T.V." também se destacou e ajudou o álbum de estréia, "Hunting High and Low" a alcançar o Top Ten americano. 

Em 1986 veio "Scoundrel Days", trazendo os sucessos "The Swing of Things" e "I've Been Losing You". Depois de sair em turnê mundial para divulgar o novo disco, o a-ha foi convidado para fazer a trilha Sonora do filme "007 Marcado Para a Morte". Dois anos mais tarde foi lançado "Stay on These Roads", considerado um pouco sem brilho se comparado aos álbuns anteriores. Apesar disso, trouxe músicas interessantes, como "Blood That Moves the Body". Apesar de um declínio nas vendas nos anos seguintes, o a-ha continuou gravando novos álbuns. "East of the Sun, West of the Moon" chegou às lojas em1990, seguido de "Memorial Beach", de 1993. 

O pouco sucesso dos últimos lançamentos levou Furuholmen a se dedicar às artes plásticas e Waaktaar a montar uma nova banda, a Savoy. Sete anos depois de "Memorial Beach", o a-ha gravou "Minor Earth Major Sky". "Lifelines", de 2002, foi bem nas vendas na Europa, assim como "How Can I Sleep With Your Voice in My Head", lançado no ano seguinte. 

Em 2004 a banda comemorou seu aniversário de 20 anos com a coletânea "Singles 1984-2004", que logo foi parar no Top 20 britânico. Um ano depois chegou às lojas "Analogue", seguido por uma turnê mundial que passou pela Russia, África do Sul, Chile e muitos outros países. Em 2006 receberam em Londres o "Q Inspiration Award" por sua longa contribuição para a música e por inspirar seus jovens colegas de profissão.